CGU concurso 2012: órgão lança edital de concurso público para preenchimento de 250 vagas

A Controladoria-Geral da União (CGU) está realizando concurso público para o preenchimento de 250 vagas de Analistas de Finanças e Controle (AFC), que tem por exigência o nível superior completo, em nível de graduação.

O Diário Oficial da União publicou, na edição de 17/4/2012, o edital de concurso público para preenchimento de 250 vagas de Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU). As inscrições, a serem feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da Escola de Administração Fazendária (www.esaf.fazenda.gov.br), começam na próxima segunda-feira (23) e vão até o dia seis de maio. A taxa vai custar R$ 140,00. Os candidatos devem ter nível superior completo. O salário inicial será R$ 12.960,77.

De acordo com o edital, as provas objetivas (de conhecimentos básicos, específicos e especializados) e discursiva serão realizadas nos dias 16 e 17 de junho em Brasília, onde se concentra a maioria das vagas (220), Belém/PA, Boa Vista/RR, Macapá/AP, Manaus/AM, Porto Velho/RO e Rio Branco/AC. Do total, catorze vagas serão destinadas a portadores de deficiência.

O concurso será direcionado para campos de atuação específicos: Auditoria e Fiscalização (140 vagas); Correição (12); Tecnologia da Informação (46); Prevenção e Ouvidoria (30); Administrativa (18); e Comunicação Social (4). A opção deve ser feita no momento da inscrição.

Provas

Os conhecimentos básicos compreendem Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Espanhola, Raciocínio Lógico-Quantitativo e Administração Pública. Já os conhecimentos específicos englobam Direito Constitucional, Direito Administrativo, e Administração Financeira e Orçamentária. Os conhecimentos especializados assuntos de cada campo de atuação específico, conforme detalhamento no edital.

O último concurso da CGU para Analista foi realizado em janeiro de 2008. Na época, foram oferecidas 220 vagas. No total, 19.391 candidatos se inscreveram. A seleção foi constituída de duas etapas. A primeira abrangia provas de conhecimentos básicos, específicos e especializados, além de prova discursiva. A segunda parte do processo incluía Sindicância de Vida Pregressa e Curso de Formação.