TCU publica edital com 20 vagas para auditores

O edital do concurso TCU (Tribunal de Contas da União) foi publicado nesta sexta-feira, 29. A oferta é de 20 vagas para o cargo de auditor federal de controle externo.

Do total de oportunidades, 5% são reservadas a pessoas com deficiência e 20% aos que concorrerem a cotas para negros.

Ainda será formado um cadastro de reserva, em que os aprovados poderão ser convocados durante o prazo de validade da seleção (de dois anos, podendo chegar a quatro).

Os candidatos interessados no concurso TCU devem fazer as inscrições no período entre os dias 1º de novembro e 20 de dezembro de 2021 por meio do site https://conhecimento.fgv.br/concursos/tcu21. A taxa de inscrição é de R$ 180,00.

O concurso TCU será composto por duas etapas: provas objetivas e discursivas, realizadas em todas as capitais do país. Confira as datas de aplicação:

● Prova objetiva: 13 de março de 2022;
● Prova discursiva: 22 de maio de 2022.

Os classificados ainda serão submetidos ao Programa de Formação, realizado em Brasília DF com duração mínima de 120 horas.

PROVA OBJETIVA

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada em todas as capitais do país, na data provável de 13 de março de 2022, das 13h às 18h, segundo o horário de Brasília/DF e será composta por 100 (cem) questões, valendo 1 (um) ponto cada questão, totalizando 100 (cem) pontos.

O conteúdo programado está organizado da seguinte forma:

Conhecimentos Gerais

● Língua Portuguesa
● Língua Inglesa
● Matemática Financeira
● Controle Externo
● Administração Pública
● Direito Constitucional
● Direito Administrativo
● Direito Civil
● Direito Processual Civil
● Sistema Normativo Anticorrupção

Conhecimentos Específicos

● Estatística
● Análise de Dados
● Auditoria Governamental
● Contabilidade Aplicada ao Setor Público
● Análise das Demonstrações Contábeis
● Administração Financeira e Orçamentária
● Economia do Setor Público e da Regulação

O exame objetivo, de caráter eliminatório e classificatório, terá 100 questões, distribuídas da seguinte forma:

PROVA DISCURSIVA

Serão convocados para prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, os classificados até a 300ª posição na objetiva, respeitados os empates na última colocação, para ampla concorrência.

Além dos classificados até a 20ª posição para candidatos com deficiência e até a 80ª posição para candidatos negros.

A aplicação das provas discursivas ocorrerá nas capitais brasileiras em que tiverem aprovados na objetiva.

No exame discursivo, os concorrentes deverão responder a 2 questões discursivas de Conhecimentos Gerais em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada.

Além de 2 questões discursivas de Conhecimentos Específicos a serem respondida em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada; e uma redação de peça de natureza técnica a ser elaborada em até 50 linhas, valendo 40 pontos.

Na correção serão considerados os acertos das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo participante, a fluência e a coerência da exposição. Será reprovado e eliminado do concurso público o candidato que tiver nota inferior a 50 pontos no conjunto das provas discursivas.

Último Concurso TCU – 2015

O certame anterior foi organizado pelo Cebraspe/Cespe com oferta de 33 vagas para ingresso no cargo de Técnico Federal de Controle Externo. As cidades de lotação foram: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Salvador (BA), Brasília (DF), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Belém (PA), Recife (PE), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

No mesmo período, também foi publicado o edital para provimento efetivo na ocupação de Auditor Federal de Controle Externo com 66 vagas. O Cebraspe/Cespe também foi o responsável pela seleção. As cidades de lotação foram: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Belém (PA) e Boa Vista (RR).

Fontes: DOU e TCU