TCU realiza 2ª edição do Curso de Auditoria Financeira

O Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola Superior do Tribunal de Contas da União, em parceria com a Diretoria de Prestação e Certificação de Contas da Secretaria de Controle Externo da Gestão Tributária e Supervisão de Contas (SecexTributária), deu início à realização da 2ª edição do curso Auditoria de Contas Anuais – Financeira Integrada com Conformidade.

A capacitação tem por objetivo apoiar a implementação da Instrução Normativa TCU 84/2020, no que diz respeito à realização das auditorias financeiras integradas com conformidade com vistas à certificação de contas anuais das unidades prestadoras de contas (UPC), em consonância com as normas e padrões nacionais e internacionais de auditoria do setor público.

O curso, na modalidade a distância e no formato autoinstrucional, destina-se a auditores do setor público que precisam se capacitar a fim de realizar auditorias para certificar a confiabilidade de demonstrações contábeis, financeiras e orçamentárias que integram as prestações de contas das UPC e a conformidade dos atos de gestão.

Com carga de 100h, a capacitação é realizada concomitantemente à realização dos trabalhos de auditoria nas contas do exercício de 2021, de agosto de 2021 a março de 2022, o que permite aos participantes aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos no curso e ainda tirarem dúvidas e discutir casos específicos de aplicação com os conteudistas do curso. Ao todo, são sete encontros telepresenciais que ocorrerão ao longo do treinamento.

Embora com data de realização definida, esta edição do curso ficará disponível permanentemente, no formato autoinstrucional, para que os interessados possam realizá-lo a qualquer tempo. Até o dia 10 de agosto, havia 365 inscritos para cursar a 2ª edição.

Dado o seu caráter prático, o curso fornece importantes ferramentas, como planilhas automatizadas para avaliação de riscos, determinação de níveis de materialidade, seleção de contas para compor o escopo da auditoria, delineamento de planos amostrais, seleção de itens para testes substantivos e de controle e projeção dos resultados amostrais para toda a população.

Além do conhecimento necessário para realização dos trabalhos de acordo com as normas e padrões aplicáveis, também são fornecidos modelos de papéis de trabalho prontos para utilização ou adaptação (templates), permitindo que os auditores possam documentar adequadamente o trabalho realizado em todas as fases da auditoria, bem como modelos para o relatório e o certificado de auditoria, para as comunicações e representações formais da administração.

Os cursos Auditoria Baseada em Risco, Etapas I e II, também disponibilizados pelo ISC no formato autoinstrucional e são pré-requisitos para esta capacitação.

Para participar, inscreva-se aqui!

Fonte: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/uniao/tribunal-realiza-2-edicao-do-curso-de-auditoria-financeira.htm