Concurso TCE-SC: órgão retoma concurso para 160 vagas de auditor de controle externo

TCE/SC abre o 21º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração  Municipal – Rádio Fraiburgo

O concurso TCE-SC teve seu contrato com a banca organizadora, o Cebraspe, prorrogado por mais 180 dias. A confirmação foi feita nesta segunda-feira, 11 de outubro, por meio de publicação no diário oficial eletrônico do órgão.

O certame, inicialmente previsto para ocorrer em 2020, teve seus preparativos suspensos, na ocasião, em decorrência da crise ocasionada pela pandemia de Covid 19. Agora, com a retomada do processo, o contrato com a banca teve sua validade prorrogada. A data de publicação do edital de abertura de inscrições deve ser confirmada em breve.

Apenas em janeiro de 2021, o órgão voltou a dar continuidade aos preparativos. Uma portaria que suspendia o contrato com o Cebraspe para organizar o concurso, por exemplo, foi revogada.

No mês seguinte, o presidente do tribunal, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, encaminhou um ofício ao Cebraspe para recomeçar as tratativas com a comissão organizadora. Desde então, não foram registrados andamentos.

O concurso, na opinião do presidente da Corte catarinense, é essencial para dar vazão às atividades do Tribunal de Contas. Sobretudo diante da carência dos auditores fiscais de controle externo nas unidades vinculadas às diretorias-gerais de Controle Externo (DGCE) e de Administração (DGAD).

A estimativa é que o concurso ofereça 160 vagas para auditor fiscal de controle externo. Desse quantitativo, 40 serão para contratação imediata e 120 para formação de cadastro de reserva.

Esse número foi anunciado pelo TCE SC antes da pandemia. Ainda não há confirmação se a oferta será mantida com a retomada dos preparativos do concurso.

Concurso TCE SC: confira distribuição das vagas
Em 2020, o órgão também informou a distribuição das 40 chances imediatas por área. Veja:

Administração – 6 vagas;
Ciência da Computação – 8 vagas;
Ciências Contábeis – 9 vagas;
Direito – 10 vagas;
Ciência Econômicas – 3 vagas;
Engenharia Civil – 4 vagas.

As oportunidades do cadastro de reserva seriam para as mesmas especialidades. A previsão é que essa distribuição continue a mesma com o retorno dos trâmites do concurso.

A carreira de auditor de controle externo tem como requisito o nível superior na área de escolha. A remuneração inicial é de R$ 14.502,56 por mês.

Tal valor inclui o auxílio-alimentação de R$1.642,78 mais gratificações, conforme dados do próprio órgão.

Fonte: TCE-SC